COVID-19 Medidas e Informações

Programas

Promover a coesão social e um desenvolvimento social integrado, através de várias respostas facilitadoras da sua inclusão social em áreas como o emprego, a acessibilidade, a mobilidade e os transportes, a participação e a informação.

Apoio à Mobilidade

PROGRAMA DE APOIO À MOBILIDADE

Procura contribuir para a integração social da pessoa com deficiência e, consequentemente, para a sua valorização pessoal e humana, proporcionando transporte adaptado diário aos munícipes jovens e adultos com deficiência, que não encontram uma resposta adequada na rede de transportes urbana.

Programa desenvolvido em parceria com Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto – Elo Social.

  Consultar o Protocolo de Colaboração

Beneficiários do Programa

Podem beneficiar dos serviços de transporte gratuito os munícipes de Lisboa com deficiência e idade superior a 12 anos, e que não se encontrem a frequentar estabelecimentos oficiais de ensino até ao 12.º ano.

Submissão de pedido de transporte

Departamento para os Direitos Sociais: dds@cm-lisboa.pt 

PROGRAMA CASA ABERTA

Pretende eliminar barreiras arquitetónicas em habitações municipais e habitações particulares, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada e seus agregados familiares.

Programa desenvolvido em parceria com a Fundação LIGA e a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

  Protocolo Fundação LIGA

  Protocolo Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

 Atualmente, o programa responde apenas a pedidos de reparação/manutenção e remoção de equipamentos mecânicos já colocados.

Inclusão e Acessibilidade

BALCÃO DE INCLUSÃO

Atendimento qualificado

Prestar às pessoas com deficiência/incapacidade atendimento especializado na temática da deficiência/incapacidade, que inclui informação global e integrada sobre os seus direitos e benefícios e recursos existentes, designadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais,
acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.

Este serviço resulta de um protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação .

 Consultar o protocolo de cooperação

Mais informação sobre o Balcão de Inclusão

COMUNIDADE SURDA E PESSOAS SURDAS

Garantir o desenvolvimento e a realização de iniciativas/atividades de interesse e com a devida acessibilidade, bem como o serviço social que lhe és devido, de tradução/interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), na atividade dos orgãos e serviços do Município, sempre que se afigure necessário.

Programa desenvolvido em parceria com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

  Consultar o Protocolo de Colaboração

Reuniões Públicas da Câmara Municipal e Sessões da Assembleia Municipal

Estas atividades dos orgãos do município dispõem de tradução/interpretação em LGP, possibilitando a participação de pessoas surdas. São ainda transmitidas em direto online, podendo as gravações ser visionadas posteriormente.

Consulte mais informação sobre estes orgãos na página Município

Empregabilidade

Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência

Este programa pretende promover a empregabilidade da pessoa com deficiência e incapacidade e a sensibilização da comunidade empresarial para as competências profissionais deste grupo populacional.

Programa desenvolvido em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Fundação LIGA.
 Consultar o Acordo de Cooperação

Destinatários do Programa

As pessoas com deficiência e incapacidade, residentes na cidade de Lisboa, com idade legal para o trabalho e em situação de desemprego ou de trabalho precário, especialmente aqueles que se encontrem inscritos nos serviços de emprego do IEFP, I.P ., bem como, os potenciais empregadores que possam oferecer uma oportunidade de
inserção para estas pessoas

 Para mais informações consulte o Site sobre o Programa