Cristina Santos, o CR7 de Marvila
Cristina Santos
A central de informações do Bairro dos Alfinetes
Cristina Santos tem 55 anos. Chamam-lhe CR7, por morar no número 7 e pela sua energia.
Veio da Curraleira, um bairro de barracas, onde sempre foi habituada a ajudar os outros. Há 20 anos chegou ao Bairro dos Alfinetes, em Marvila, e ainda cá está.
Se existe uma infiltração, se um cano rebentou, se a rua está suja e em diversas outras situações, as pessoas não chama alguém de fora - ligam à Cristina, que depois ajuda ou encaminha. Três vizinhas, a Cristina, a Teresa e a Ana, cuidam do seus "seus" aspetos: limpeza, jardinagem, enfeitar a praceta. Se é preciso uma mangueira de 50 litros, fazem uma subscrição para a comprar. Tudo para melhorar o bairro.
“Sou conhecida como a CR7 de Marvila."
Fez um curso de facilitadora comunitária e mais tarde, juntou-se ao Quarto Crescente, um grupo comunitário existente. Pediram um parque para as crianças, porque brincavam na estrada. Conseguiram um centro médico, um parque fitness e, pouco a pouco, vão melhorando o bairro. São pessoas de luta: "A cidade de Lisboa é constituída por bairros com pessoas boas e más, nós somos a cidade no bairro e o bairro na cidade." São um todo.
Nunca teve tempo para si própria, porque sempre trabalhou para os outros. "Comparada ao CR7 não sou nada, mas fico orgulhosa por me chamarem assim." Gosta de viver no bairro, onde todos a cumprimentam na rua. "Não preciso de nada. Tenho família, comida na mesa, uma cama e saúde logo sou rica, não preciso do Euromilhões. Sinto-me bem a fazer o bem. Marvila está cada vez melhor, eu gosto de viver aqui, e vai evoluir ainda mais com a nossa ajuda.“