Educação Ambiental

Procura dar expressão à compreensão dos conceitos relacionados com o ambiente, sustentabilidade e conservação da Natureza e contribuir para a formação de cidadãos críticos, fortalecendo boas práticas ambientais.

Oferta Educativa 2023-2024
Pretende atingir estes objetivos abordando a inter-relação entre o ser humano e tudo o que o rodeia, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do Planeta.

 Destinátarios

Comunidade educativa e população em geral

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Programa MyPolis nas Escolas

O programa teve início no ano letivo 2022/2023 e tem como objetivo transformar as salas de aula em academias de participação, tornando a educação para a cidadania mais simples para os professores e divertida para os alunos.

Conta com diversas iniciativas como a realização de Assembleias nas Escolas, com a presença dos decisores políticos, votação digital de propostas políticas, sugestões para melhoria da comunidade e sinalização de melhorias a fazer no espaço público, que se traduz no aumento da participação, da cidadania ativa e do bem-estar das comunidades.

O programa está implementado em várias zonas do país. Em Lisboa, encontra-se a decorrer nos agrupamentos de Escolas Passos Manuel, Patrício Prazeres e Pintor Almada Negreiros, com financiamento do prémio "Lidl Mais Ajuda".

Educação para a leitura e aprendizagens multidisciplinares

Procura motivar as práticas de leitura e de aprendizagens multidisciplinares, respeitando os valores e a identidade da cidade de Lisboa.

Letras, cores e saberes

É um programa de educação, promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa para as literacias que se foca na formação das crianças e jovens do ensino público de Lisboa, motivando-os para práticas de leitura e de aprendizagens multidisciplinares, respeitando os valores e a identidade da cidade de Lisboa.

 Destinátarios

Ensino pré-escolar, alunos dos 1.º, .2º e 3.º ciclos, do ensino básico e secundário e comunidade educativa

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Educação Rodoviária

Contribuir para a consciencialização das Boas Práticas da Segurança Rodoviária interagindo com a rede escolar, famílias e comunidade.

Programa de Educação Rodoviária - "A Segurança Começa Em Ti"

Baseado no modelo de educação não formal, este programa enquadra-se no Referencial da Educação Rodoviária e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e pretende:

  • dotar os alunos de informação para uma prática segura e responsável na via pública
  • sensibilizar, consciencializar e responsabilizar as crianças e jovens para a adoção de comportamentos cívicos enquanto peão, passageiro e condutor
  • adquirir e renovar conhecimentos sobre Educação e Segurança Rodoviária

 Participar

Atividades com participação gratuita, mas sujeitas a marcação prévia

E-mail: escola.transito@cm-lisboa.pt | Telefone: 218 377 446

  • Ensino Pré-Escolar - “As Primeiras Aventuras no Trânsito”
  • 1º Ciclo do Ensino Básico - “Já Sei Circular em Segurança"
  • 2º Ciclo do Ensino Básico - “Mobilidade Suave e Segura: Velocípedes e Peões” 
  • 3º Ciclo do Ensino Básico - “De Forma Segura Pela Cidade”
  • Ensino Secundário - “Boas Práticas na Via Pública"
  • “Pedalar em Segurança”
  • “Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante”
  • “Dia Internacional da Bicicleta” - 3 de junho
  • “A Segurança começa na Família” - julho, setembro
  • “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” - 3 de dezembro 

Educação para os Direitos e Valores Humanos

Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura Universal de Direitos e Valores Humanos, através de viagens presenciais que permitem pensar, sentir e agir sobre estas temáticas, para maior sensibilização junto das pessoas.

Programa Universo D | os direitos, na criança e no jovem

O Universo D é um programa de Educação para os Direitos e Valores Humanos, que, através de uma metodologia participativa e de educação não formal, convida a uma aprendizagem experiencial e voluntária sobre os direitos, na criança e no jovem, a caminho de uma cidadania global.

Tem como documentos orientadores da sua prática, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), indo ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pretende reforçar a consciencialização para a necessidade de que as disposições neles inscritas se tornem uma realidade na vida de cada pessoa: criança, jovem ou adulto - independentemente da sua idade, género, orientação sexual, etnia, religião, condição social, cultural ou económica, ou qualquer outra.

 Destinatários

Crianças, jovens, famílias e técnicos nas áreas da Infância e Juventude.

  Participar

Atividades com participação gratuita, mas sujeitas a marcação prévia.

Descarregar formulário para marcação de viagem: crianças e jovens | adultos

 Contactos

Rua B ao Bairro da Liberdade, lotes 3 a 6 | E-mail: universod@cm-lisboa.pt | Telefone: +351 218 170 650

  Universo D, os Direitos na Criança e no Jovem

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Espaço LXJovem

Promoção de ações para a formação de multiplicadores de educação em direitos humanos que são determinantes para acelerar a mudança de atitudes, capacidades e conhecimentos, nas áreas da Cidadania e das novas metodologias de aprendizagem, em conformidade com o Eixo B das Grandes Opções do Plano - Combater exclusões, defender direitos.

 Destinatários

Jovens, professores e outros profissionais da educação e técnicos de instituições que trabalhem com jovens

 Ações

Têm carácter de continuidade, num mínimo de 4 sessões de 2 horas e meia por grupo, onde se aprofundam os Direitos Humanos, enquadrados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos e pelo Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, cujo enfoque atual (4.ª fase) é a juventude.

As ações são preparadas à medida de cada grupo, indo ao encontro dos interesses e questões dos jovens presentes, usando as metodologias da Educação Não Formal e da Educação em Direitos Humanos, numa abordagem sistémica e transdisciplinar.

Nas sessões promovem-se vivências e dinâmicas que permitam aos jovens e aos professores ou outros profissionais conhecerem e experimentarem formas diversas de aprender e ensinar, estimulando sempre o conhecimento, o pensamento crítico e criativo, a iniciativa e a cooperação, entre outras competências, em sintonia com o preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

  Participar

E-mail: lxjovem@cm-lisboa.pt