Apoio a Crianças e Jovens

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, SOCIAL E JURÍDICO

Situações diagnosticadas, com especial incidência de crianças e jovens em situação de risco

Consultório Social "Luz Verde à Criança"

Surge no âmbito do Projeto "Luz Verde à Criança do Instituto de Apoio à Criança, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e pretende constituir um recurso para o atendimento psicológico, social e jurídico de situações diagnosticadas, com especial incidência de crianças e jovens em situação de risco.

 Atendimento

Atendimento sujeito a marcação prévia.
Contactos: Rua António Patrício, 20, 2º Esq. - 1700-048 Lisboa | Telefone: 213 617 880 | E-mail: iac-sede@iacrianca.pt

APOIO E PREVENÇÃO A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA

Projeto Bairros Saudáveis

Este projeto procura criar uma resposta integrada de apoio e prevenção a situações de violência entre pares (bulliyng) e nas relações de intimidade (violência no namoro) em parceria com a Associação Questão de Igualdade.

  Espaço Lx Jovem (Gabinete Local de Apoio): apoio psicológico individual ou em grupo

2as e 5as feiras das 10h00 às 13h00

Empregabilidade

PROJETO ComNetNEET

Projeto financiado pelo Programa da União Europeia (Erasmus +) que conta com um consórcio constituído por vários parceiros internacionais, com vista à implementação de um projeto piloto e, posteriormente, à criação de um guia de boas práticas.

O ComNetNEET (Community Networking for Integration of Young People in NEET Situation) é dirigido a jovens em situação NEET (jovens que não estão nem a trabalhar nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação), com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, a profissionais e instituições que integram o ecossistema para a inclusão social e que trabalham com e para jovens nesta situação. Os principais objetivos do projeto prendem-se com:

  • o desenvolvimento de uma metodologia inovadora, partindo das melhores práticas existentes nos países parceiros;
  • estar em Portugal, Itália e Espanha;
  • analisar os resultados e impacto do teste piloto da metodologia a nível local e regional.

Em Portugal, a entidade coordenadora do Projeto é o CECOA e a entidade responsável pela implementação do Modelo de Intervenção em duas freguesias: Ajuda e Marvila, consideradas como territórios piloto, onde conta com a colaboração das entidades locais (Juntas de Freguesia e ONG’s).

Consulte:
Neets in Action - Guia para a inclusão social e desenvolvimento de parcerias locais de empregabilidade de jovens em situação NEET
Brochura do Programa
Newsletter 1
Newsletter 2