Ações Comunitárias
Interculturalidade
Promover a inclusão de todas as pessoas de origem imigrante na vida social e participativa de Lisboa, fomentando a coesão e coexistência social, com base na oferta diversificada de um conjunto de serviços e entidades que trabalham em rede na cidade
Programa Municipal de Emergência "VSI TUT - Todos Aqui"
Medidas de concretização no âmbito do apoio aos refugiados da Ucrânia, publicado no 2.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1473 de 12 de maio de 2022
Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa
PMIML 2020/2022
A dimensão estratégica e operacional está dividida em três eixos:
- O Eixo I – Acolhimento e direitos à habitação, saúde, educação e à proteção social;
- O Eixo II – Integração e participação dos direitos de cidadania e de participação na vida cívica e política;
- O Eixo III - Para a promoção da Interculturalidade.
Consultar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2020-2022
Programa Cidades Interculturais
A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais é uma rede de 13 cidades, parte de uma rede internacional de 141 municípios em todo o mundo, empenhadas em criar cidades mais inclusivas. São concelhos onde o executivo, e todas as pessoas que trabalham no município, estão empenhadas em promover ativamente a Diversidade local, acolher famílias recém-chegadas e assegurar que todas as pessoas se sentem incluídas.
Estas cidades têm vindo a trabalhar em conjunto de forma a desenvolver atividades e recursos essenciais para que a inclusão seja uma realidade e não apenas uma intenção.
Para saber mais informação visite o site do programa onde poderá encontrar toda a informação sobre os projetos e atividades, bem como os produtos que foram sendo traduzidos e criados pela rede nacional.
Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados na Cidade de Lisboa
Com uma duração de 18 meses, o programa tem como objectivo planear estratégias, programar ações e gerir recursos, físicos e humanos durante as fases do processo de recolocação dos refugiados.
- 1.ª Fase de acolhimento no Centro de Acolhimento temporário de Refugiados;
- 2.ª Fase de integração em Habitações de Acolhimento temporárias