Participação

Conselho de Cidadãos

Envolver os cidadãos na tomada de decisão de uma maneira não partidária

O Conselho de Cidadãos é uma nova iniciativa de participação cívica da cidade de Lisboa, promovida pela Câmara Municipal.

Todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, são convidados a inscreverem-se para participar num dia de debate e de construção de propostas para Lisboa em torno de um tema específico, que será divulgado antes do dia.

Ao longo do ano, vão acontecer vários dias de debate com temas diferentes, em que os cidadãos terão a oportunidade de participar.

Como não é possível ter presencialmente todas as pessoas no debate, serão selecionados 50 cidadãos, por entidades independentes e imparciais. O sorteio permite que todos tenham exatamente a mesma oportunidade de participar. Este grupo de 50 pessoas selecionadas vai representar a população de Lisboa em termos de idade,  nível de escolaridade, género, situação profissional e freguesia.

Esta é uma forma de envolver os cidadãos na tomada de decisão de uma maneira não partidária.

Queremos que a participação dos cidadãos na construção da cidade seja um momento de democracia em que os responsáveis políticos ouvem primeiro para decidir depois.

Esta é a sua oportunidade de mudar a cidade. As suas ideias podem fazer a diferença.

Consulte:

Relatório da 1.ª Edição do Conselho de Cidadãos (versão PT)
Relatório da 1.ª Edição do Conselho de Cidadãos (versão EN)

Para receber o Relatório Final de Avaliação do ICS-UL (completo), da 1ª. Edição do Conselho de Cidadãos, agradecemos o preenchimento deste formulário

PERGUNTAS FREQUENTES

Consultar