Lisboa Cidade da Aprendizagem

Para garantir um acesso transparente e inclusivo às oportunidades de aprendizagem que a cidade de Lisboa tem para oferecer.

  • Transformar o acesso de jovens e adultos, de qualquer condição social, a oportunidades de aprendizagem relevantes para o seu sucesso pessoal e profissional.
  • Criar oportunidades inovadoras de aprendizagem através da dinamização de Open Badges e do estabelecimento de parcerias entre organizações.
  • Capacitar e empoderar jovens e adultos para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.

Este projeto inclui uma plataforma digital que tem como objetivo constituir um ecossistema único de Aprendizagem ao Longo da Vida, alimentado por uma Rede de Parceiros

A plataforma digital Lisboa Cidade da Aprendizagem, acessível em https://aprendizagem.lisboa.pt, foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional co-financiado pela Comissão Europeia. 

Esta plataforma digital sistematiza oportunidades de aprendizagem para as pessoas desenvolverem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta, gerando, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, micro-certificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens.

Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem

Poderão integrar a Rede todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor empenhadas na promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida na cidade de Lisboa.

A Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem, constituída formalmente em abril de 2023, sob o patrocínio do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tem como objetivo criar condições para que a Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com os parceiros aderentes (atualmente 53 parceiros que representam 71 fornecedores de oportunidades de aprendizagem, incluindo o IEFP, a DECO, o Pavilhão do Conhecimento, o El Corte Inglés, entre outros) possam dinamizar e promover oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola, e assim capacitar e empoderar jovens e adultos para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.

Queremos tornar Lisboa numa Cidade da Aprendizagem e associar a capital do País a este movimento global de empoderamento dos cidadãos, incluindo os mais vulneráveis e os menos qualificados, para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.

A coordenação é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

As organizações que aderirem à rede poderão:

 Participar na criação de um ecossistema único de aprendizagem ao longo da vida em Lisboa que permite a toda a população, inclusive aos mais vulneráveis e aos menos qualificados, encontrar oportunidades de aprendizagem que garantam o seu sucesso pessoal e profissional;

 Ter acesso e receber apoio à utilização de uma plataforma digital gratuita que promove uma maior aproximação entre as oportunidades de aprendizagem que as organizações disponibilizam e a população que delas poderá beneficiar;

 Contribuir para a identificação e mapeamento de todas as iniciativas de aprendizagem ao longo da vida que têm lugar na cidade de Lisboa;

 Estabelecer parcerias com outras organizações que permitam inovar em educação e formação e, assim, melhor servir os seus destinatários;

 Ampliar a divulgação e tornar mais acessíveis as iniciativas de Aprendizagem ao Longo da Vida que têm lugar na cidade de Lisboa.

As organizações aderentes terão acesso à plataforma digital Lisboa Cidade da Aprendizagem. Esta plataforma permite a criação de oportunidades de aprendizagem abertas, inclusivas e acessíveis a todos que são pesquisáveis, identificam habilidades ou competências desenvolvidas pelos aprendentes e permitem a validação das aprendizagens formais ou não-formais, através da micro-certificação Open Badges. As medalhas digitais Open Badges incluem metadados e podem ser partilhadas nas redes sociais, no Curriculum Vitae ou expostas no portefólio online do aprendente.

Preencher e remeter o protocolo de colaboração, assinado pelo representante da entidade, pelas seguintes vias:

  • via digital, para o endereço de e-mail aprendizagem@cm-lisboa.pt, com assinatura digital via chave-móvel digital;
  • via postal, em duplicado (dois originais), dirigido ao Departamento de Desenvolvimento e Formação, Rua António Patrício, n.º 26, 2.º andar - 1700-049 Lisboa.

  Estamos também disponíveis para, caso prefiram, recolher o protocolo nas vossas instalações.

 Protocolo de colaboração

Plataforma digital

Constitui um ecossistema único de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Foi criada pela organização internacional Badgecraft e pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito de um projeto internacional co-financiado pela Comissão Europeia.

Conta com uma experiência acumulada de implementação de mais de duas dezenas de cidades da aprendizagem. Trata-se de uma ferramenta digital estável e com resultados comprovados.

Mais informação sobre esta rede internacional.

  • Sistematiza oportunidades de aprendizagem e fornece oportunidades para as pessoas perseguirem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta;
  • Oferece aos fornecedores de aprendizagem a possibilidade de disponibilizarem aprendizagem e/ou listas de aprendizagem, presenciais ou online;
  • Gera, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, micro-certificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens.

A Câmara Municipal de Lisboa, como entidade coordenadora, assume o compromisso de capacitar todos as Entidades parceiras para a sua utilização.

As oportunidades de aprendizagem divulgadas ou criadas na plataforma possibilitam ao cidadão a conquista de micro-certificados - as medalhas digitais Open Badges, uma solução tecnológica suportada pela entidade coordenadora da rede LCA, a Câmara Municipal de Lisboa, e que inclui metadados, podendo ser partilhada nas redes sociais, no Curriculum Vitae ou exibida no portefólio online do utilizador.

A micro-certificação pode ser obtida a partir da validação efetuada por um formador, tutor ou técnico ou pode ser obtida a partir de peer-review, através de outros aprendentes. Várias micro-certificações podem ser associadas e constituir uma playlist ou percurso de aprendizagem, que possibilita a obtenção de uma micro-certificação final (como vários módulos de um curso ou várias atividades de um módulo).

  • Competências associadas à atividade - exemplo
  • Passos que o aprendente necessita executar para conquistar a certificação - consultar
  • Exemplo de implementação de uma playlist - explorar exemplo

Acesso inclusivo e aberto

A plataforma permite a publicação de oportunidades de aprendizagem e a sua identificação num mapa do território.

A filtragem por categorias, organização ou habilidades desenvolvidas e a ferramenta de pesquisa global permitirão aos jovens e adultos encontrar oportunidades de sucesso que correspondam às suas necessidades ou aos seus interesses.

Reconhecer as aprendizagens, celebrar as conquistas

Cada atividade criada pelas organizações parceiras gera automaticamente uma micro-certificação “medalha digital” editável que pode ser conquistada pelos aprendentes através da digitalização de códigos QR ou através do upload de evidências de aprendizagem.

Playlists de aprendizagem

Permite combinar oportunidades de aprendizagem, locais ou online, em percursos integrados de aprendizagem.

Os percursos de aprendizagem ou playlists, podem ter uma ordem de realização específica e atividades obrigatórias e opcionais.

 Como conquistar uma medalha ou microcertificado digital:  ficheiro  |   video

 Criar uma atividade de aprendizagem:  ficheiro  |   video

 Criar medalhas digitais e microcertificados:  ficheiro  |   video

 Registar uma conta pessoal:  ficheiro  |   video

 Criar uma conta de organizador:  ficheiro  |   video

 Editar a conta de organizador:  ficheiro  |   video

 Partilhar atividades:  ficheiro  |   video

Momentos-chave desta iniciativa

Novembro de 2023

Lançamento da iniciativa ao público em geral, facultando o acesso à plataforma a toda a população.

Durante o ano de 2023

Promoção da integração das oportunidades inovadoras de aprendizagem, criadas pelas organizações parceiras, na plataforma digital “Lisboa Cidade de Aprendizagem”.

Maio de 2023

Realização da conferência “Lisboa Cidade da Aprendizagem” para lançamento da iniciativa e capacitação das organizações parceiras.

Até abril de 2023

Teve lugar a apresentação da iniciativa e convite de adesão às organizações públicas, privadas e do terceiro setor empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida na cidade de Lisboa e ainda a constituição e celebração pública do protocolo de adesão com as organizações aderentes.

 Mais informações:

aprendizagem@cm-lisboa.pt

217928150